domingo, 29 de setembro de 2013

> PERU 2013 - RESGATE DO CARECA

Pois é senhores, não foi fácil.

Encontrei nosso colega Luiz Alberto hibernando, praticamente um ermitão, largado, para-choque murcho, farol baixo, passando frio, as imagens, como podem ver, são impressionantes.



Em uma operação de guerra, sai de Lima onde estou passando 2 semanas trabalhando, peguei um taxi e parti para Punta Hermosa. O objetivo era "O Resgate". Cheguei na Pousada do Luisfer às 07:00h da manhã de sábado, 28 setembro 2013. Tudo quieto, vazio, uma névoa pairava sobre toda a região. Entrei na ala dos quartos e chamei pelo Luiz. Logo ele apareceu de uma das cavernas. Não se conteve e veio correndo me abraçar.



Apesar do frio, decidimos ir surfar em Punta Rocas, já que esta seria sua última caída no Peru. 
Estávamos sem carro e quem conhece sabe do perrengue que é ir de Busum até Punta. Vestimos os Longs, botinha, e começamos a caminhar até a estrada onde pegaríamos o dito cujo. Novamente, as imagens são impressionantes. A condução era bem pior do que este aqui embaixo. Imaginem o Luiz entrando com sua 8 pés dentro desta lata. 



Ao chegarmos em Punta Rocas, foi só alegria. Apesar do crowd de Peruanos dentro da água, as ondas estavam como sempre, ótimas. As séries maiores demorando um pouco mas quando vinham, chagava a uns 2 m. Iniciamos a remada até o pico sem grandes problemas. Surfamos boas ondas, tomamos belas vacas, ondas na cabeça, tudo normal. O que eu não esperava foi o principio de hipotermia que passei na saída da água. Tremia igual a um bambu, a mão roxa, quase preta. Câimbras diversas, difícil de andar. E foi congelado, passando mal de frio, que andamos até a estrada e pegamos a lata velha de volta até o Luisfer. Chegando na Toca do Careca, entrei em um banho fervendo ainda de long e comecei a derreter. Igual a esta "fria", nos meus 42 anos de surf, ainda não havia passado. Horas depois ainda estava tremendo.  


Graças ao carisma do Luiz, conseguimos um belo café da manhã fora de hora, com direito a mingau, ovos, pão, chocolate quente e até abacate. Ajudou a recuperar um pouco a energia.



Aqui embaixo, já quase recuperado.



Já deixei reservada esta prancha abaixo para uma caidinha em Pico Alto na próxima vinda ao Peru. Segundo Luis, filho do Luisfer, Pico Alto quebrou com 30 pés em Junho passado.


A tarde, o parceiro de consultoria do Careca nos deu uma carona de volta, almoçamos no caminho, fiquei em Miraflores e o Luiz foi colocado dentro do avião e despachado de volta para o Brasil.

Missão cumprida.














domingo, 22 de setembro de 2013

> MURILO "ANJO DO MAR"

Murilo hoje mostrou decisão e atitude ao perceber que um garoto estava prestes a se afogar. Estava saindo da água quando percebeu a situação. Voltou para dentro da água com seu pranchão e rapidamente trouxe o menino no bico da prancha e entregou a família que já estava apavorada. Todos agradeceram muito ao Murilo que na verdade fez o seu papel de Anjo do Mar. Todos os surfistas tem esta responsabilidade. Estamos apenas devolvendo um pouco o que o surf nos proporciona. Abaixo esta a foto do Murilo, nosso herói do dia, com o garoto e seu pai.

VALEU MURILO. Pâmela Anderson que se cuide!!!!!!!!!!!!!!!!


sábado, 21 de setembro de 2013

> JALDIR NO PEDAL


Não é para qualquer um. Olha ai nosso grande Jaldir mostrando sua ultra disposição. Jaldir mora no Jardim Oceânico na Barra e trabalha no BNDES no centro. O meio de locomoção é a bicicleta diariamente. A Globo-News fez uma reportagem sobre mobilidade urbana e nosso amigo foi o protagonista. Parabéns ao Jaldir, merece.

O link abaixo mostra a reportagem.

http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/todos-os-videos/v/bicicleta-como-meio-de-transporte-ainda-e-realidade-distante-no-brasil/2836835/



S

domingo, 15 de setembro de 2013

> HOMENAGEM AO FOGÃO (2 X 1 NO SANTOS)

Esta é em homenagem ao Botafogo e a nossa amiga da Comlurb, que incansavelmente ajuda a manter limpa a Prainha.


> MAIS UM CAFÉ NO DOMINGO

Parece repetitivo volta e meia registrar nosso café da manhã. Mas acontece que apenas quem esta presente nestes encontros sabe que cada um é melhor que o outro. Alguns com várias pessoas outros com menos. De qualquer forma, é muito bom sentar depois do surf e conversar um pouco antes de cada iniciar o seu dia. Tenho certeza que todos tem este sentimento. Alem de matar a fome matinal potencializada pela remada, alimenta também a alma. O bom humor impera e ajuda na longa travessia da semana.


Carlinhos, Luiz Alberto, Jorge e eu (alias, o Jorge esta me olhando estranho....)
 Carlinhos, Luiz Alberto, Jorge e Mario.
IMPAGÁVEL

sábado, 7 de setembro de 2013

> PAULINHO "PAUL"

Poucos de vocês conhecem o Paulinho. Quando cheguei de Curitiba, em Copacabana, 1974, Paul foi meu primeiro grande amigo e permanece sendo até hoje. Ele já surfou Peru, Indonésia, México e muitos outros picos. Puerto Escondido no México fomos juntos. 
Paulinho passou um susto este mês, foi operado e esta fora de perigo. O cara é macho. Merece nossa torcida para voltar rapidamente para dentro da água.



Paulinho
Eu, Sonia, Paulinho e Azara. (1985)

 Paulinho em Lobitos, 2012


> CABEÇA DE BACALHAU

O fato é tão inédito que parece um mito sendo quebrado. Ver o Nelson e o Murilo sem seus famosos pranchões é bem mais difícil do que ver uma cabeça de bacalhau. Nelson voltou de uma viajem pela Asia e viu alguns senhores surfando bem de prancha pequena e perguntou: -Por que não eu?  Ai esta ele com seu novo brinquedo. E carregou o Murilo nesta ideia. Tomara que se adaptem bem ao novo estilo.
Murilo e Nelson

> DÉCADAS DE AMIZADE

Posso dizer que esta é uma das mais importantes postagens deste blog. Trata-se de uma  homenagem aos meus grandes amigos da Prainha, muitos deles surfando a décadas junto comigo. As datas não são exatas, alguns muito antigos outros nem tanto, mas todos com uma importância enorme na minha vida pessoal e no meu equilíbrio. São pessoas ótimas e com certeza posso dizer que estamos passando a vida juntos. Muita coisa já aconteceu com cada uma de nós e este círculo de amizade muitas vezes fez o papel de terapeuta, do analista, só que bem mais barato e divertido. Certamente faltarão alguns nesta primeira edição do CADASTRO, apenas porque não tive a chance de tirar uma foto recente. Vou revisando esta postagem e completando com os que aqui ainda não estão presentes. Como eu sou o dono da bola, a primeira foto é a minha. A ordem das fotos seguintes é aleatória e obviamente não representa ranking algum. 

Edu Coca-Cola
Carlinhos Valentim
 Jaldir
 Anderson
 Rodolfo
 Floriano
João
Murilo
Flavio
Luiz Alberto
Jorge
Mauricio
Gerson
Claudio
Nelson
Zezinho
Marcos
Mario
Helio
 Flavio Pena Branca
 Lambreta
Gustavo
 Ivan
Renato
Chiquinho
Devito

Jéferson












domingo, 1 de setembro de 2013

> TRIATHLON NO RECREIO - DINOSSAURO COMPLETANDO

Maurício, meu irmão, surfista das antigas, hoje divide seu tempo de surfe com Maratonas, Travessias e Triathlons.  Hoje participou da etapa do circuito da Federação de Triathlon do Rio de Janeiro. Foi aqui no Recreio: Natação na macumba, bicicleta na orla entre o canto do Recreio e a reserva e corrida também no percurso entre o canto e a reserva. Fui lá registrar com fotos todas as etapas do Maurício, que apesar de não"pegar o pódio",  completou todas as etapas muito inteiro. Deu vontade de voltar a fazer Triathlon (anos 80). Segue abaixo as fotos de hoje. Foi um dia lindo no Recreio e a prova foi muito bem organizada.