Em 1997, passei dois meses fazendo uma imersão em inglês na Universidade de Berkeley, norte da Califórnia. No final de setembro de 97, entrou o primeiro swell da temporada de ondas gigantes em Half Moon Bay, ao sul de São Francisco. É lá que se encontra Pilar Point e a onda de Maverick.
Estava em aula na manhã do dia 25, quando um dos professores, me avisou sobre a chegada deste swell. Sai da sala direto para uma locadora de carros. Meu veiculo nestes dois meses na Califórnia, era uma bike. Rodei toda Berkeley e São Francisco pedalando. Cruzar a Golden Gate no pedal não tem preço.
Voltando ao assunto, aluguei um carro e parti para o sul em direção a Santa Cruz. Maverick fica entre São Francisco e Santa Cruz, seguindo pelo litoral. Dirigi umas duas horas e cheguei a Half Moon Bay. Não existe placa indicando Maverick. Você tem que perguntar e seguir seu bom senso. A onda fica escondida da estrada. Ou você vê de cima do penhasco ou de dentro da água. Obviamente, minha opção foi passar a tarde inteira em cima do penhasco vendo Maverick quebrar com ondas de 6 a 7 metros sólidas e perfeitas. O ponto de observação deste penhasco fica dentro de uma base militar. Existe uma cerca já em cima da montanha que avança até o abismo. Para se chegar ao ponto de observação, é necessário meio que se pendurar nesta cerca para ultrapassa-la. Cheguei ao local e fiquei ao lado da pequena cruz com o nome do Mark Foo, que em 1994 morreu ali ao dropar uma onda enorme e tomar varias seguidas na cabeça. Certamente o dia em que Mark Foo morreu não estava perfeito como o dia que eu estava presenciando. Haviam uns 8 surfistas dentro da água, séries perfeitas, mar liso, com intervalo de tempo entre as ondas e entre as séries. Nas 3 horas que fiquei babando, não vi nenhuma vaca. Todos completaram bem suas ondas.
Ao sair dali, me empolguei e continuei descendo para o sul, passando por Carmel, Santa Cruz, Monterrey e outra pequenas cidades de tirar o folego.As fotos abaixo mostram um pouco do prazer que eu tive neste dia 25 de setembro de 1997. Ainda era da Coca-Cola Company naquela época.
Pillar Point, onde quebra Mavericks, na cidade de Half Moon bay.
Invadindo a base militar.
As direitas de Maverick.
O penhasco é muito alto.
Fixado nas direitas gigantes
A pequena cruz no alto do penhasco em homenagem a Mark Foo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário